top of page
Photo-Video-Camera-icon.png
28168276_1827362253943214_38497926992557

Esta Mostra foi em Homenagem ao Fotógrafo Celso Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

A fotografia não é uma fala e nunca será um texto, mas tem uma fala danada e um discurso que convence muita gente, pode observar!

 

Celso Oliveira

19 out 22 dez
2018
 
Sempre
pela
Beira
Bordada
pela
Maré
dunas negras 1 Renata Holanda
dunas negras 2 Renata Holanda
dunas negras 1 Renata Holanda
dunas negras 2 Renata Holanda

Sempre         Beira

Bordada                        Maré

pela

I Mostra de Fotografia Vestigium

         Sempre pela Beira Bordada pela Maré - O Ceará é um universo vasto de beleza, grandeza e conhecimento. O nome Ceará se deriva de ...  O nosso grande escritor José de Alencar, conhecedor da língua tupi, afirma que Ceará se deriva de Siará, que significa “onde canta a Jandaia”;A hipótese do escritor cearense Antônio Bezerra é que a palavra Ceará originou-se do nome do deserto africano Saara, devido às dunas das branquíssimas praias cearenses;O grande Capistrano de Abreu afirma que Ceará se originou da aglutinação das palavras indígenas dzú (água) e erá (verde). Sua pronúncia em português seria Siará e seu significado “água ou rio verde'... 

          Siriá ?      

 

      Sempre pela Beira Bordada pela Maré , não fala de onde estamos localizados , fala da composição desses elementos que moldam nossos olhares e permeiam nossos sentidos. Elementos transbordando materia.

         O Coletivo Vestigium - Art Gallery apresenta a sua primeira Mostra de Fotografia , "beirando" uma abordagem radical, sem permitir, definir ou mesmo medir o nosso tempo.

           A-temporalidade, ou atemporalidade, manifesta-se na fotografia como um pensamento livre-para-todos, ahistórico, onde todas as "eras" coexistem.

        Esta mistura generalizada de estilos ​​pode ser identificada como uma espécie de marca registrada do Coletivo Vestigium. Desta forma, os membros do Coletivo estão unidos para “pintar”  essa narrativa histórica de momento singular reforçando a identidade em evolução de cada obra/artista refletindo o espectro de valores dentro e ao redor do expectador .Os artistas desta exposição usam superficies retas e tridimencionais como plataformas, mapas ou telas metafóricas sobre os quais gêneros se misturam, se transformam e colidem. Seus trabalhos representam as artes plásticas e a fotografia livre. Originalidade, subjetividade e transcendência. A exposição inclui obras de: 

 

   Celso Oliveira, Homenageado nesta Mostra. 

 

tumblr_lvyrnrn0NO1r5qrimo1_500.gif
Convite Preto Sempre Final OK.jpg

Convite Sempre pela Beira ... Bordada pela Maré para divulgação e download

Galeria de imagens /Mídia

dunas negras 1_edited
dunas negras 1
Convite sempre pela beira ok 2018

O Coletivo Vestigium busca um caminho onde o respeito e a valorização do artista sejam preponderantes. A partir desse ideal, surge uma espécie de alquimia de idéias que se transformam numa trama de conhecimentos e sensações, tendo a arte como elemento catalisador entre todos.

A integração destes artistas ao Vestigium nestra mostra (e em otras que virão) tem como objetivo acolher múltiplas manifestações culturais, articular-se com movimentos que impulsionem o pensar, o olhar, o sentir, desdobrando suas atividades intra e extramuros. Onde o que se almeja é simplesmente transformar a atmosfera que envolve o expectador, tocá-lo, forjando nele marcas indeléveis.

 

Temos enorme satisfação em dividir nossa casa.

Abaixo - 

Membros do coletivo, convidados e inscritos.

Homenagem 

Celso Oliveira

Celso de Oliveira Silva (Rio de Janeiro RJ 1957). Fotógrafo.

 

Começa a fotografar em 1975 enquanto trabalha como assistente de laboratório no Estúdio Fotografismo e Artes, no Rio de Janeiro. Em seguida, transfere-se para São Paulo e inicia a carreira de fotojornalista, colaborando em diversos jornais e revistas como Veja, IstoÉ, Visão, Tênis Esporte e O Globo. Em 1980, muda-se para Fortaleza, onde integra a equipe coordenada por Chico Albuquerque (1917-2000) no jornal O Povo e participa do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz. Na capital cearense, junto com o fotógrafo Tiago Santana (1966), em 1994, cria a agência e editora Tempo D'Imagem, com o objetivo de desenvolver ensaios documentais e livros de fotografia. Seu trabalho está voltado, sobretudo, para o registro de manifestações culturais e festas populares do Nordeste. Participa de diversas exposições, tanto no Brasil quanto no exterior, entre as quais se destaca o 5º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, realizado na Cidade do México, em 1996. No fim da década de 1990, com Santana, Antonio Augusto Fontes (1948)Ed Viggiani (1958) e Elza Lima (1952), desenvolve o projeto Brasil sem Fronteiras, documentando as cidades fronteiriças do oeste do país. O trabalho dá origem a um livro homônimo, lançado em 2001. Oliveira vive entre Fortaleza e Rio de Janeiro, onde mantém uma filial da editora Tempo D'Imagem.

Comentário Crítico


Celso Oliveira se dedica, sobretudo, a projetos de fotografia documental. Diferente do fotojornalismo diário em que o profissional registra acontecimentos pontuais e não tem controle sobre o que será publicado, o fotodocumentarista escolhe o assunto, aborda-o num tempo alargado e edita as próprias imagens. Com o intuito de afirmar um ponto de vista pessoal, para ele as questões estéticas são tão importantes quanto a representação do referente. O trabalho é visto como uma junção de arte e jornalismo e seu objetivo é quase sempre a realização de livros e exposições. Do ponto de vista histórico, o trabalho de Oliveira se alinha à tradição documental internacional representada pelos fundadores da agência Magnum Photos: Robert Capa (1913-1954), Henry Cartier-Bresson (1908-2004), David Seymour (1911-1956) e George Rodger (1908-1995). Para eles, a fotografia não é um testemunho imparcial, mas uma forma de intervenção social.  Por ela, poderiam revelar realidades pouco conhecidas e denunciar injustiças.

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa13170/celso-oliveira

27946_1477595022424_6147488_n.jpg

Catálogo disponível

Ficha de inscrição /  Save the date

Celso Oliveira
Homenageado 

Save the Date      19 OUT

Sempre pela Beira 

Bordada pela Maré

INSCRIÇÕES ABERTAS >
Fotografia

Sempre pela Beira ... Bordada pela Maré

I Mostra Coletiva de Fotografia Vestigium

 

Abertura 19.10.18

Coletivo Vestigium / Art Gallery é um espaço institucional que tem como foco principal a promoção e divulgação de trabalhos de artistas contemporâneos que utilizem as diversas formas de produção de imagens, objetos, etc. – fixas e em movimento – como meio de criação e expressão sócio- cultural. Nosso espaço funciona como plataforma de lançamento de novos artistas e de novos projetos de artistas já consagrados no circuito das artes visuais, com ênfase nos processos de pesquisa de linguagens e meios múltiplos. Desta forma, os membros do Coletivo Vestigium estão unidos para “pintar”  essa narrativa histórica de momento singular reforçando a identidade em evolução de cada obra/artista refletindo o espectro de valores dentro e ao redor do expectador .

 

Gostaríamos de convidá-lo a fazer parte deste evento com uma peça inédita representativa do seu trabalho, sua presença é muito importante para nós.

É um evento anual e o título indica o passeio que faremos pela beira , sempre pela beira . Sugerimos que as obras enviadas tenham relações diretas com temas como mar , caminhos e diversidade.

Art.1° - A exposição acontecerá na Art Gallery/IBEU, sede do Coletivo Vestigium, com coquetel de abertura no dia 19 de outubro e encerramento no dia 22 de Dezembro de 2018, à Rua Nogueira Acioli 891, Aldeota-Fortaleza/CE.

 

Art.2º - Constitui-se objeto da Mostra a exposição pública de até 20 obras inscritas e selecionadas segundo o critério das seguintes categorias: Fotografia, Vídeo e  intalações.

 

Art.3º - A seleção das obras dar-se-á por meio de uma Comissão Curadora designada pelo Coletivo Vestigium especialmente para esta finalidade.

Art.4º - Os artistas cujas obras forem selecionadas receberão um diploma de participação que será entregue aos presentes no dia da abertura da exposição, ou em caso de ausência, enviado pelo Correio para o endereço constante no e-mail enviado pelo participante.

Da Inscrição

 

Art.5º-Poderão ser inscritas obras de artistas brasileiros ou estrangeiros que se desenvolvem seus trabalhos atualmente no Ceará.

 

Art.6º-No ato da inscrição o artista não precisará comprovar a participação em exposições anteriores e/ou mostras culturais.

Art.7º- Cada artista poderá concorrer com uma única obra de sua autoria e propriedade.

 

Art.8º- As inscrições estarão abertas do dia 18 de agosto a 29 de setembro de 2018.

 

Art.9º- Ao inscrever-se o artista estará automaticamente concordando com os termos e condições deste Regulamento, bem como cedendo os direitos de divulgação de imagem da obra selecionada e uma foto pessoal enviada anexa à documentação.

 

Art.10º-A inscrição dar-se-á mediante os seguintes procedimentos:

  • Envio dos dados pessoais para o e-mail artistasassociados@vestigiumbr.com contendo nome artístico, endereço, telefone, e-mail, cidade e estado. Descrição da obra, título, técnica, dimensões, recursos utilizados e valor em reais;

  • Anexar duas fotografias digitais da obra com resolução mínima de 200 dpi (arquivo em formato tiff ou JPEG)e uma foto pessoal.

Da Seleção

 

Art.11º- Até o dia 01 de outubro serão divulgados no site www.vestigiumbr.com (nesta página abaixo) o nome dos artistas selecionados para a exposição, os mesmos também serão formalmente comunicados via endereço de e-mail enviado pelo participante.

Endereço;

Coletivo Vestigium//Art Gallery-IBEU

Rua Nogueira Acioli 891-Aldeota

60110-140

Fortaleza/CE

Art.12º- Os artistas deverão entregar as obras no endereço indicado no Art.11º até dia 06 de outubro às 12h. Observe o horário de funcionamento da galeria no final desta página.

 

Art.13º- O artista selecionado deverá pagar a quantia de R$100.00 no ato da entrega da obra.

Art .14° - -Preencher a ficha disponibilizada na caixa (container) logo abaixo;

IMPORTANTE : informamos que a entrega, bem como o retorno dos trabalhos serão de única responsabilidade do participante. Não haverá nenhum outro custo adicional fora o da inscrição. Qualquer dano ocorrido com o objeto após sua chegada à Art Gallery e durante sua estada na exposição será de inteira responsabilidade do Coletivo Vestigium. Ao final da exposição, os trabalhos deverão ser recolhidos pelo participante ou representante previamente cadastrado, em até 30 dias úteis do término da Mostra.

Será produzido material para divulgação de mídia/ convites e um catálogo digitalizados apenas. O catálogo para impressão estará a disposição somente no término da Mostra.

 

Certos de que juntos podemos criar um acontecimento de sucesso, aguardamos a confirmação de sua participação, pela qual agradecemos antecipadamente.

 

Att.

Renata Holanda

wpp (55 85) 986096094 

www.vestigiumbr.com

Art Gallery – IBEU

Rua Nogueira Acioli 891 – Aldeota

60110-140

Fortaleza/CE

  

Atenção !

Artistas Selecionados

Listagem em breve - 

O prazo para o envio das imagens termina dia 08 de outubro impreterivelmente. Agradecemos a gentileza.

Info wpp 55 85 986096094

Eventos futuros

Você é um artista visual e gostou do nosso trabalho, assine nossa newsletter para receber todas as nossas atualizações. 

bottom of page